ESTUDOS SOBRE BELTING - principais diferenças entre a Técnica Vocal no CANTO LÍRICO e no TEATRO MUSICAL.
The Phantom of the Opera
Concerto: 30 de JUNHO de 2011
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
RECITATIVO
Diálogo falado ou declamado - chamado recitativo em ópera - acompanhado por uma orquestra, é a característica fundamental do melodrama (DA OPERA), no seu sentido original.
Nada mais instigante para cantores-bailarinos-atores do que assistir a boas produções dos musicais "da BROADWAY". Hoje, não apenas em New York, mas também em Londres, Paris, Stockholme, Berlin ou São Paulo, o canto, a dança e a atuação se misturam em grandes produções, desafiando os mais diversos universos artísticos. Cenógrafos, Coreógrafos, Figurinistas, Compositores, Letristas, Arranjadores, Regentes, Músicos, profissionais de todas as áreas, têm grandes chances neste meio, desde que estejam abertos a esta forma de linguagem multi-artística.
O Teatro Musical vem ganhando espaço no Brasil e, com isso, a curiosidade a respeito da técnica vocal utilizada para este fim tem crescido no país. O BELTING, inicialmente utilizado por cantores americanos como Judy Garland, Lisa Minelli, Barbara Streisand, dentre muitos outros, é a técnica mais utilizada neste tipo de trabalho musical. Com notórias diferenças sonoras, se comparado ao Canto Lírico, o BELTING instiga investigações, promove dúvidas e gera a necessidade de desmitificação das possibilidades vocais.
Este BLOG tem por objetivo primordial discutir, analisar e informar sobre BELTING e o Teatro Musical.
Artigos, entrevistas, reportagens e cometários relevantes sobre este assunto serão bem-vindos.
The Show Must Go On...
CATS
GUYS AND DOLLS
LES MISÉRABLES
PETER PAN
MISS SAIGON
RENT
PHANTOM OF THE OPERA
"...e todos de repente começaram a cantar alto como soldados. Despertada pelas vozes, Cordélia olhou esbaforida. Como não haviam combinado, uns cantaram em português e outros em inglês. Tentaram então corrigir: e os que haviam cantado em inglês passaram a português, e os que haviam cantado em português passaram a cantar bem baixo em inglês..."(C. Lispector)
Nenhum comentário:
Postar um comentário